A perspectiva Sankofa -  apresentação do projeto de extensão do PPGE-USP para celebrar a presença e participação das pessoas negras em espaços de produção de conhecimento. Clique no titulo para o texto. Veja também o vídeo.

jady miniatLegado e Diversidade na Ciência: graduanda Jady Millan (IB-USP). Quarto texto do projeto do PPGE-USP para celebrar a presença e participação das pessoas negras em espaços de produção de conhecimento. Clique no título para ler. Veja também o vídeo.

taio miniatIdentidade e Pesquisa em Ecologia: doutorando Lucas Nascimento (PPGE-USP). Terceiro texto do projeto do PPGE-USP para celebrar a presença e participação das pessoas negras em espaços de produção de conhecimento. Clique no título para ler. Veja também o vídeo.

adriana miniatAbrindo caminhos: professora Adriana Alves (IGC-USP). Segundo texto do projeto do PPGE-USP para celebrar a presença e participação das pessoas negras em espaços de produção de conhecimento. Clique no título para ler. Veja também o vídeo.

Incêndio em cerrado no Parque Estadual do Jalapão, Vânia Pivello

  • Mudanças climáticas e de uso da terra aumentam o risco de incêndios florestais em todo o Brasil. Em 2020, esses incêndios atingiram 30% do Pantanal.
  • Sem manejo adequado o risco de eventos graves de incêndio aumentará no futuro,  intensificando a perda de biodiversidade, degradação ambiental e danos à saúde humana. 
  • Entender o fogo em cada ambiente, com abordagens eficazes de manejo do fogo baseadas em evidências científicas é essencial para evitar desastres e obter benefícios.  
  • Um grupo inter-institucional de pesquisadores indicam cinco pontos essenciais para o gerenciamento eficaz dos incêndios: base de informação adequada, integração de políticas de manejo de fogo e das terras, agências governamentais equipadas e bem treinadas, definição de uma agenda de pesquisa nacional, educação e divulgação.

 

Conheça mais sobre este trabalho, liderado por docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da USP: