Políticas afirmativas no Ingresso  - Perguntas Frequentes

 

Estas perguntas e respostas resumem as políticas afirmativas no exame de ingresso. Consulte também o edital do último exame, e as perguntas frequentes específicas para ingresso no mestrado e doutorado.

Caso tenha alguma questão não contemplada aqui, por favor envie ao email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Há políticas afirmativas no exame de ingresso? Para quem?

Sim, desde o segundo semestre de 2021, o Programa reserva vagas para ingresso de pessoas autodecalaradas pretas, pardas ou indígenas, e criará vagas supranumerárias para pessoas com deficiência, de comunidades tradicionais e pessoas trans.

 início

Por que o Programa tem ações afirmativas para o ingresso?

A motivação e o histórico da adoção de ações afirmativas no PPGE-USP estão documentados nestes vídeos em nosso canal do Youtube, e nesta matéria do Jornal da USP.

início

Como posso optar por vagas reservadas e supranumerárias de políticas afirmativas?

Caso você pertença a grupos com direito a vagas reservadas e/ou supranumerárias e queira concorrer a elas, você deve se declarar optante. Optantes devem anexar à sua incrição autodeclarações assinadas. Pessoas que pertençam a mais de um grupo podem optar pelas vagas de cada grupo, anexando as declarações respectivas. Os optantes por vagas reservadas e supranumerárias também concorrem às vagas de ampla concorrência.

 início

Como o programa evita fraudes das políticas afirmativas para ingresso?

A fraude na autodeclaração, constatada a qualquer momento, está sujeita às penalidades legais e também à desclassificação no exame, com desligamento do programa, caso já tenha ocorrido e matrícula.

 início

Como as vagas de ampla concorrência são preenchidas?

As vagas de ampla concorrência são aquelas disponíveis a optantes e não optantes. Elas são preenchidas pelas pessoas aprovadas no exame, pela ordem de classificação, independente de serem ou não optantes por alguma vaga reservada ou supranumerária.

 início

Como as vagas reservadas são preenchidas?

Apenas pelas pessoas optantes por estas vagas e que foram aprovadas no exame, pela ordem de classificação.

 início

O que acontece se vagas reservadas não forem preenchidas?

Caso o número de aprovados optantes seja menor que o número de vagas reservadas, as vagas remanescentes são destinadas à ampla concorrência, e preenchidas pelos aprovados, na ordem de classificação.

 início

O que são vagas supranumerárias e como são preenchidas?

São vagas que serão criadas caso haja optantes aprovados, dos grupos a que se destinam estas vagas. Caso haja mais optantes aprovados que o número máximo de vagas supranumerárias, essas vagas serão criadas até o número máximo, e preenchidas na ordem de classificação.

 início

O acontece se as vagas supranumerárias não forem preenchidas?

Caso não haja optantes aprovados de um grupo, as vagas correspondentes são destinadas aos outros grupos atendidos pelas vagas supranumerárias, até o número máximo de vagas supranumerárias.  Caso, mesmo assim, haja menos optantes aprovados que o máximo de vagas supranumerárias, abrem-se apenas as vagas necessárias a atender os aprovados.