O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da USP em Números
As tabelas a seguir mostram os indicadores quantitativos de nossa auto-avaliação, e que são apresentados à CAPES. Os títulos das seções são os itens da ficha de avaliação utilizada pela CAPES.
Estes indicadores são apenas parte da auto-avaliação, e que estão contextualizados, discutidos, e acompanhados de avaliação qualitativa em nossos relatórios anuais, disponíveis na seção "Avaliação da CAPES" neste site. A ficha de avaliação também está disponível nesta seção.
Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular.
Tabela 1 - Distribuição dos recursos humanos e atividades entre as linhas de pesquisa do PPGE-USP no quadriênio 2017-2020. NP = docentes do Núcleo Permanente. PG = Pós-graduação
|
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES, COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS |
ECOLOGIA EVOLUTIVA E COMPORTAMENTAL |
ECOLOGIA APLICADA |
Número de projetos |
11 |
11 |
12 |
Número de docentes |
15 |
14 |
16 |
Número de NP responsáveis por projetos |
9 |
8 |
8 |
Número de discentes de PG |
39 |
41 |
52 |
Número de discentes de graduação |
10 |
18 |
16 |
Número de egressos |
20 |
23 |
36 |
Número de participantes externos |
55 |
29 |
88 |
Número de titulados no PPGE |
17 |
20 |
30 |
Número de produções bibliográficas |
276 |
251 |
326 |
Número de livros e capítulos |
27 |
15 |
17 |
Número de produções técnicas |
418 |
554 |
582 |
Número de artigos em periódicos |
177 |
180 |
197 |
% de artigos percentil FI > 50 (1) |
70 |
93 |
76 |
% de artigos percentil FI > 75 |
53 |
78 |
66 |
1. Os percentis de Fator de Impacto (FI) são os maiores valores encontrados na Base SCOPUS para o periódico no qual o artigo foi publicado, no ano de 2019. Valores obtidos de planilha enviada pela coordenação de área da Biodiversidade e complementados com consultas ao Scopus.
Tabela 2 - Número de disciplinas e turmas sob responsabilidade de docentes de cada linha de pesquisa no quadriênio 2017-2020. Disciplinas ou turmas com responsáveis em mais de uma linha são contabilizadas em cada linha de pesquisa.
|
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES, COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS |
ECOLOGIA EVOLUTIVA E COMPORTAMENTAL |
ECOLOGIA APLICADA |
Total |
Número de disciplinas oferecidas |
18 |
20 |
11 |
49 |
Número de turmas |
31 |
23 |
19 |
73 |
Tabela 3 - Atividades de monitoria de estudantes do PPGE-USP.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número de monitorias na graduação* |
15,0 |
6 |
14 |
9 |
7 |
9,0 |
Número de disciplinas de graduação atendidas |
11,0 |
4 |
10 |
6 |
6 |
6,5 |
Número de monitorias na pós-graduação* |
14,0 |
16 |
14 |
13 |
16 |
14,8 |
Número de disciplinas de pós-graduação atendidas |
2,5 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2,5 |
* O mesmo aluno pode contar mais de uma vez se foi monitor em mais de uma disciplina.
Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à proposta do programa
Tabela 4 - Caracterização do corpo docente do PPGE-USP.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
No. de docentes permanentes |
25,3 |
24 |
25 |
25 |
25 |
24,8 |
No. de docentes colaboradores |
6,5 |
9 |
7 |
7 |
8 |
7,8 |
N. colaboradores jovens doutores |
0 |
3 |
2 |
2 |
3 |
2,5 |
No. de docentes visitantes |
2,5 |
2 |
3 |
4 |
4 |
3,3 |
No. total de docentes |
34,3 |
35 |
34 |
36 |
37 |
35,5 |
Razão Colaboradores/NP (1) |
0,28 |
0,21 |
0,16 |
0,16 |
0,20 |
0,18 |
% NP com bolsa de prod. CNPq (2) |
56,5 |
58 |
56 |
50 |
50 |
53,5 |
% NP exclusivos |
57,7 |
54 |
48 |
48 |
52 |
50,5 |
1. Não inclui os docentes visitantes e os jovens doutores credenciados como colaboradores.
2. Inclui apenas pesquisadores sediados no Brasil
Tabela 5 - Percentual dos docentes do Núcleo Permanente que se envolveram nas atividades de docência e orientação nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020. IC = iniciação científica e TCC = trabalho de conclusão de curso.
Atividades |
2013-2016 |
2017-2020 |
Esteve no NP por 4 anos |
79% |
79% |
Ministrou disciplinas no PPGE |
82% |
86% |
Ministrou disciplinas no PPGE em pelo menos dois anos |
57% |
61% |
Teve orientações no PPGE, no período |
100% |
96% |
Teve orientação concluída no PPGE no período |
86% |
82% |
Ministrou disciplinas na graduação |
75% |
79% |
Orientou IC, TCC de graduação ou tutoria na graduação |
69% |
76% |
Obs: Para os cálculos foram considerados todos os docentes que estiveram no NP em algum momento de cada quadriênio: 29 docentes no quadriênio 2013-2016 e 28 docentes no quadriênio 2017-2020.
Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa.
Tabela 6 - Fluxo de discentes do PPGE-USP nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Alunos de mestrado ativos/ano |
28,3 |
33 |
34 |
33 |
33 |
33,3 |
Alunos de doutorado ativos/ano |
39,8 |
47 |
45 |
44 |
47 |
45,8 |
Mestrados defendidos |
15,0 |
8 |
11 |
11 |
6 |
9,0 |
Doutorados defendidos |
8,3 |
15 |
7 |
3 |
6 |
7,8 |
Número de mestres-equivalentes |
35,8 |
45,5 |
28,5 |
18,5 |
21,0 |
28,4 |
Tempo de titulação mestrado (meses) |
28,7 |
29,3 |
28,5 |
29,2 |
30,3 |
29,3 |
Tempo de titulação doutorado (meses) |
49,3 |
49,4 |
47,8 |
50,9 |
51,5 |
50,6 |
Tabela 7 - Produção com discentes e/ou egressos de cada linha de pesquisa no quadriênio 2017-2020. DE = soma de discentes e egressos que participaram de cada linha de pesquisa no quadriênio.
|
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES, COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS |
ECOLOGIA EVOLUTIVA E COMPORTAMENTAL |
ECOLOGIA APLICADA |
Razão produções bibliográficas/DE (1) |
1,44 |
1,11 |
1,33 |
Razão N livros e capítulos/DE |
0,09 |
0,07 |
0,06 |
Razão produções técnicas/DE |
0,81 |
1,14 |
1,08 |
Razão artigos em periódicos/DE |
0,87 |
0,67 |
0,80 |
% artigos em percentil de FI > 50 (2) |
67 |
91 |
75 |
1 . Esta razão e as seguintes representam o número de produções da linha de pesquisa com autoria de discentes ou egressos dividido pela soma de discentes e egressos da linha de pesquisa no quadriênio.
2. Os percentis de Fator de Impacto (FI) são os maiores valores encontrados na Base SCOPUS para o periódico no qual o artigo foi publicado, no ano de 2019. Valores obtidos de planilha enviada pela coordenação de área da Biodiversidade e complementados com consultas ao Scopus.
Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos
Tabela 8 - Perfil dos artigos publicados com discentes e/ou egressos nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020.
Indicadores |
Total 2013-2016 |
Total 2017-2020 |
N de artigos (1) |
226 |
256 |
% em relação ao total de artigos do PPGE |
44,1 |
46,0 |
% de artigos em percentil de FI > 50 (2) |
76,5 |
77,0 |
% de artigos com percentil de FI > 75 |
59,7 |
64,1 |
N de artigos / mestre-equivalente |
1,6 |
2,3 |
N artigos em percentil de FI > 50 /mestre-equivalente |
1,2 |
1,7 |
N artigos em percentil de FI > 75 /mestre-equivalente |
0,9 |
1,4 |
1. Artigos com discentes ou egressos entre os autores. Os percentuais foram calculados com este denominador.
2. Os percentis de Fator de Impacto (FI) dos periódicos são os maiores valores encontrados na Base SCOPUS para o periódico no qual o artigo foi publicado, no ano de 2019. Valores obtidos de planilha enviada pela coordenação de área da Biodiversidade e complementados com consultas ao Scopus.
Tabela 9 - Percentual de discentes que foram autores(as) de cada tipo de produção nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020. Os percentuais dos quadriênios agregados são calculados em relação ao total de pessoas que constaram como discentes em qualquer momento do quadriênio.
Tipo de Produção (1) |
Agregado 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Agregado 2017-2020 |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
34,6 |
13,8 |
24,7 |
23,4 |
40,0 |
48,5 |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
3,7 |
3,8 |
3,9 |
0,0 |
1,3 |
4,4 |
ARTIGO EM PERIÓDICO |
35,3 |
21,3 |
15,6 |
18,2 |
23,8 |
33,1 |
CURSO DE CURTA DURAÇÃO |
10,3 |
12,5 |
2,6 |
20,8 |
3,8 |
20,6 |
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL (2) |
2,2 |
0,0 |
1,3 |
16,9 |
8,8 |
13,2 |
EDITORIA |
0,7 |
0,0 |
0,0 |
0,0 |
1,3 |
0,7 |
LIVRO |
6,6 |
2,5 |
3,9 |
1,3 |
6,3 |
8,1 |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
9,6 |
12,5 |
19,5 |
20,8 |
3,8 |
22,1 |
OUTRO (palestras, pareceres, extensão) |
56,6 |
41,3 |
22,1 |
58,4 |
12,5 |
68,4 |
PROGRAMA DE RÁDIO OU TV |
0,7 |
0,0 |
0,0 |
2,6 |
5,0 |
4,4 |
SERVIÇOS TÉCNICOS |
9,6 |
1,3 |
1,3 |
0,0 |
5,0 |
4,4 |
TRABALHO EM ANAIS DE EVENTOS |
45,6 |
36,3 |
28,6 |
20,8 |
12,5 |
41,9 |
N de discentes |
149 |
80 |
77 |
77 |
80 |
136 |
1. Categorias de produção usadas no Sucupira. Em "Outros" incluímos palestras, pareceres a revistas científicas e atividades de extensão que não se encaixavam nas outras categorias.
2. Na falta de melhor categoria, incluímos nesta material de divulgação científica.
Tabela 10 - Percentual de egressos que foram autores(as) de pelo menos um tipo de produção no quadriênio 2017-2020 (1). Os percentuais dos quadriênios agregados são calculados em relação ao total de pessoas que constaram como egressos em qualquer momento do quadriênio, excluindo-se os egressos de mestrado que ingressaram como discentes de doutorado.
Tipo de Produção (2) |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Agregado 2017-2020 |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
3,19 |
2,94 |
4,04 |
0,00 |
6,85 |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
0,00 |
0,98 |
1,01 |
4,21 |
4,11 |
ARTIGO EM PERIÓDICO |
24,47 |
35,29 |
30,30 |
46,32 |
52,05 |
CURSO DE CURTA DURAÇÃO |
1,06 |
0,00 |
3,03 |
0,00 |
2,74 |
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL (3) |
0,00 |
0,98 |
2,02 |
8,42 |
6,85 |
EDITORIA |
0,00 |
0,00 |
2,02 |
4,21 |
4,11 |
LIVRO |
1,06 |
3,92 |
3,03 |
7,37 |
9,59 |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
1,06 |
0,98 |
2,02 |
0,00 |
2,74 |
OUTRO (palestras, pareceres, extensão) |
0,00 |
0,98 |
12,12 |
8,42 |
11,64 |
PROGRAMA DE RÁDIO OU TV |
1,06 |
0,00 |
0,00 |
9,47 |
6,85 |
SERVIÇOS TÉCNICOS |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
9,47 |
6,16 |
TRABALHO EM ANAIS |
3,19 |
6,86 |
7,07 |
5,26 |
11,64 |
N de egressos |
94,00 |
102,00 |
99,00 |
95,00 |
146,00 |
1. Não foi possível fazer o cálculo para o quadriênio 2013-2016 porque os relatórios pelo Sucupira para este período não distinguem egressos de participantes externos.
2. Categorias de produção usadas no Sucupira. Em "Outros" incluímos palestras, pareceres a revistas científicas e atividades de extensão que não se encaixavam nas outras categorias
3. Na falta de melhor categoria, incluímos nesta material de divulgação científica.
Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida
Tabela 11 - Destino dos egressos do PPGE-USP até o final de 2020, por função e tipo de empregador. Os percentuais estão calculados sobre o total de egressos com ocupação conhecida ao final de 2020 (N = 428). A listagem dos egressos e seus destinos está disponível em nossa página (http://www.posecologia.ib.usp.br). EMP = Empresa, GOV = Governo, ONG = Organização não-governamental, ACAD = Academia.
FUNÇÃO |
TIPO DE EMPREGADOR |
||||
EMP |
GOV |
ONG |
ACAD |
Total da linha |
|
Técnico |
46,3% |
80,6% |
72,0% |
5,8% |
33,9% |
Prof. Univ. |
0,8% |
0,0% |
0,0% |
46,2% |
22,7% |
Pesquisador |
0,0% |
8,3% |
16,0% |
16,3% |
10,3% |
Autônomo(a) |
32,5% |
0,0% |
0,0% |
0,5% |
9,6% |
Pós-graduação |
0,0% |
1,4% |
0,0% |
16,3% |
8,2% |
Prof. Fund/Médio |
20,3% |
9,7% |
12,0% |
1,4% |
8,9% |
Pós-doc |
0,0% |
0,0% |
0,0% |
13,5% |
6,5% |
Total da coluna |
28,7% |
16,8% |
5,8% |
48,6% |
|
Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa
Tabela 12 - Síntese da produção acadêmica do PPGE-USP. D/E = discentes e/ou egressos.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Artigos publicados (1) |
128 |
129 |
139 |
129 |
159 |
139 |
% de artigos com percentil de FI > 50 (2) |
79,9 |
79,1 |
77,0 |
84,5 |
77,4 |
79,3 |
% de artigos com percentil de FI > 75 |
61,9 |
64,3 |
64,0 |
69,0 |
65,4 |
65,6 |
Impacto relativo na área, FWCI (3) |
1,73 |
1,81 |
1,83 |
1,84 |
1,32 |
1,72 |
Livros e capítulos de livro |
28,8 |
11 |
11 |
12 |
26 |
15,0 |
Total de artigos com pós-docs (4) |
10,7 |
12 |
22 |
17 |
15 |
16,5 |
1. Produção de todos os docentes, discentes e egressos. Não inclui a produção de pós-docs sem co-autoria de outros membros do PPGE-USP. Todos os percentuais foram calculados sobre este total.
2. Os percentis de Fator de Impacto (FI) dos periódicos são os maiores valores encontrados na Base SCOPUS para o periódico no qual o artigo foi publicado, no ano de 2019. Valores obtidos de planilha enviada pela coordenação de área da Biodiversidade e complementados com consultas ao Scopus.
3. Métrica "Field weighted citation impact" da plataforma SciVal, dos artigos que foi possível recuperar nesta base (379 artigos no quadriênio para 2013-2016 e 463 artigos para 2017-2020).
4. Inclui produção de pós-docs sem co-autoria com discentes, egressos ou docentes.
Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa
Tabela 13 - Percentual das atividades de pesquisa e formação sob responsabilidade do núcleo permanente nos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020.
Atividade |
2013-2016 |
2017-2020 |
Projetos |
80% |
82% |
Turmas |
79% |
81% |
Orientações |
89% |
89% |
Titulações |
86% |
87% |
Obs: para os cálculos foram considerados todos os docentes que
estiveram no NP em algum momento de cada quadriênio
Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa
Tabela 14 - Indicadores de impacto e inovação da produção dos docentes do Núcleo Permanente, por quadriênio, calculados com a ferramenta SciVal da SCOPUS. As notas indicam a métrica usada para cada cálculo.
Indicadores |
2013-2016 |
2017-2020 |
% de docentes NP com pelo menos dois artigos em periódicos com percentil de impacto > 75% (1) |
97% |
86% |
% de docentes NP com pelo menos dois artigos entre os 25% mais citados da área no período (2) |
79% |
75% |
% docentes com impacto relativo na área > 1 (3) |
59% |
61% |
% Docentes com índice H > 7 (4) |
75% |
96% |
% Docentes com índice H > 10 |
55% |
88% |
Índice H mediano do NP |
11,5 |
18 |
Proeminência média dos 150 artigos mais proeminentes da produção (5) |
98% |
98% |
Proeminência mediana de toda a produção (5) |
89% |
92% |
1. "Publications in Q1 Journal Quartile by CiteScore" , para as publicações do NP na base Scopus
2. "Output in Top 25% Citation Percentiles (field-weighted)" para as publicações do NP na base Scopus
3 . "Field weighted citation impact" da plataforma SciVal, dos da produção de cada docente no quadriênio
4 - Índice H da base Scopus, calculado no fim do quadriênio, para docentes no NP de então.
5 - "Topic prominence percentile", para todos os artigos produzidos pelo PPGE-USP localizados nesta base para cada período, mas usando como referência os tópicos do período 2010-2019, porque o SciVal não permite delimitar os quadriênios nesta consulta.
Tabela 15 - Indicadores de integração entre os docentes do PPGE-USP e a graduação.
Indicadores* |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Trabalhos de iniciação científica* |
34,8 |
40 |
45 |
48 |
38 |
42,8 |
Número de docentes orientando graduandos |
16,3 |
15 |
20 |
18 |
16 |
17,3 |
% do NP com disciplinas na graduação |
80,8 |
79,2 |
88,0 |
88,0 |
80,0 |
83,8 |
* Cadastramos no Sucupira estudantes de graduação com vínculo formal com a USP, ou seja, graduandos da própria instituição e estudantes com estágio formalizado junto ao IB-USP ou ao Departamento de Ecologia. Também incluímos aqui monografias de conclusão de curso, independentemente da instituição do aluno.
Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa
Internacionalização
Tabela 16 - Síntese dos indicadores de internacionalização do PPGE-USP. NP = Docentes do Núcleo Permanente.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Alunos estrangeiros (mestrado) |
5,5 (18%) |
4 (12%) |
3 (8,8%) |
4 (12,1%) |
1 (3,0%) |
3 (9,0%) |
Alunos estrangeiros (doutorado) |
4 (9%) |
6 (12%) |
10 (22,2%) |
10 (22,7%) |
10 (21,3%) |
6,5 (19,6%) |
Pós-doutorandos estrangeiros (1) |
7,5 (25,5%) |
1 (4,3%) |
0 (0%) |
1 (6,3%) |
1 (5,9%) |
0,75 (4,1%) |
No. de visitantes estrangeiros |
18 |
21 |
18 |
19 |
3 |
15,3 |
NP de instituições estrangeiras |
4,5 (13,3%) |
3 (8,6%) |
2 (6,1%) |
1 (4,0%) |
1 (4%) |
1,75 (5,7%) |
Impacto relativo na área, FWCI do NP (2) |
1,72 |
1,86 |
1,91 |
2,07 |
1,63 |
1,88 |
% NP editores periódicos internacionais (3) |
52,3% |
62,5% |
58,3% |
48% |
68% |
59,2% |
No. rev. internacionais editadas pelo NP |
19 |
27 |
26 |
21 |
24 |
24,5 |
NP com colaborações com estrangeiros (4) |
92,8% |
90,5% |
91,3% |
96% |
96% |
96% |
NP em proj. com fomento internacional |
9,3 |
6 |
5 |
6 |
11 |
7 |
Artigos co-autoria com estrangeiros (5) |
54 (42%) |
56 (48,7%) |
64 (48,9%) |
69 (59,5%) |
70 (44%) |
64,8 (46,6%) |
Índice de colaboração internacional do NP (6) |
1,19 |
1,17 |
1,33 |
1,29 |
1,26 |
1,27 |
1. O total de pós-docs em 2013-2020 foi 46, e em 2017-2020 foram 37.
2. Métrica "Field weighted citation impact" da plataforma SciVal, dos artigos publicados que constam na base, pelos NP.
3. Uma listagem completa de todas as revistas encontra-se no apêndice "Editorias de periódicos", anexado ao Sucupira.
4. Não inclui docentes permanentes sediados no exterior. Ao fim do quadriênio todos os docentes do NP tiveram alguma colaboração internacional
5. Pesquisadores sediados no exterior, mesmo que brasileiros.
6. Métrica "field-weighted collaboration" do SciVal, para as publicações dos NP que constam na base.
Tabela 17 - Indicadores de intercâmbios internacionais por meio de cursos, estágios e eventos no exterior.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número de visitas (1) |
12,8 |
8 |
14 |
12 |
4 |
9,5 |
Número de instituições visitadas(2) |
14,0 |
8 |
12 |
8 |
4 |
8 |
Duração média das disciplinas (em dias) |
10,7 |
5 |
7,5 |
10 |
2,2 |
7.5 |
Duração média dos estágios (em meses) |
7,9 |
6,5 |
5,3 |
5,7 |
6,0 |
5,9 |
Alunos em congresso no exterior (3) |
11,5 (15%) |
18 (22,5%) |
25 (31,6%) |
17 (22,1%) |
6 (7,5%) |
19 (20,9%) |
1. Visita para estágio ou curso. Se um aluno fez mais de um intercâmbio e/ou visita curta seu nome é contado duas vezes.
2. Um mesmo aluno pode visitar mais de uma instituição.
3. Uma listagem completa dos alunos que foram a congressos internacionais encontra-se no Apêndice “Atividades de Estudantes no Exterior”, anexado ao Sucupira.
Tabela 18 - Indicadores de intercâmbios internacionais por meio da participação de docentes de instituições estrangeiras em bancas e comitês de acompanhamento do PPGE-USP.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Estrangeiros em bancas de mestrado* |
0,5 |
2 |
3 |
2 |
2 |
2,25 |
Estrangeiros em bancas de doutorado* |
1,75 |
4 |
2 |
0 |
1 |
1,75 |
Estrangeiros em comitês de acompanhamento* |
6,75 |
12 |
13 |
17 |
10 |
13 |
* Presencialmente ou por meio de vídeo-conferência.
Inserção Local, regional e nacional
Tabela 19 - Procedência e quantidade de candidatos ao mestrado e ao doutorado no PPGE-USP.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
MESTRADO |
|
|
|
|
|
|
Número de candidatos brasileiros |
26,8 |
43 |
34 |
32 |
36 |
36,3 |
Número de candidatos estrangeiros |
4,3 |
0 |
4 |
0 |
1 |
1,3 |
Número de vagas oferecidas |
12,3 |
12 |
10 |
12 |
10 |
11,0 |
Relação candidato/vaga |
2,6 |
3,6 |
3,8 |
2,7 |
3,7 |
3,4 |
DOUTORADO |
|
|
|
|
|
|
Número de candidatos brasileiros |
18,3 |
21 |
22 |
23 |
22 |
22,0 |
Número de candidatos estrangeiros |
3,3 |
1 |
1 |
5 |
1 |
2,0 |
Número de vagas oferecidas |
12,0 |
13 |
13 |
10 |
10 |
11,5 |
Relação candidato/vaga |
2,2 |
1,6 |
1,8 |
2,3 |
2,2 |
2,1 |
Tabela 20 - Indicadores de inserção por meio de atendimento de alunos de outras instituições por disciplinas do PPGE-USP ao longo do quadriênio.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número de disciplinas oferecidas |
17,0 |
13 |
21 |
14 |
12 |
15,0 |
Número total de matrículas* |
290,8 |
202 |
349 |
240 |
246 |
259,3 |
% de alunos de outros programas |
60,0 |
69,8 |
70,8 |
74,6 |
72,4 |
71,9 |
* Todos os números consideram apenas as matrículas levadas a termo, o que exclui desistentes.
Tabela 21 - Indicadores de inserção por meio da participação de docentes do PPGE-USP em bancas de defesa e qualificação em outros programas.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número de bancas |
37,5 |
52 |
65 |
57 |
56 |
57,5 |
Número de docentes envolvidos (1) |
14,3 |
22 |
20 |
21 |
15 |
19,5 |
Número de instituições atendidas (2) |
13,0 |
17 |
17 |
18 |
16 |
17,0 |
Número de estados representados |
6,3 |
10 |
11 |
10 |
8 |
9,8 |
1. Estes números não incluem os docentes estrangeiros credenciados no PPGE-USP.
2. Computamos o número de instituições brasileiras nas quais nossos docentes participaram de bancas em geral. Não inclui bancas em qualquer unidade da USP (e.g. IB, EACH, FFLCH, ESALQ).
Tabela 22 - Indicadores de inserção por meio da participação de docentes do PPGE-USP como docentes em outros programas de pós-graduação.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número de docentes credenciados (1) |
16,0 |
14 |
18 |
17 |
16 |
16,3 |
Número de programas na USP |
6,8 |
6 |
7 |
7 |
7 |
6,8 |
Número de programas fora da USP |
10,5 |
8 |
10 |
7 |
6 |
7,8 |
1. Não inclui docentes sediados em instituições estrangeiras.
Tabela 23 - Indicadores de intercâmbios nacionais por meio da participação de docentes externos ao PPGE-USP em bancas de defesa e qualificação e comitês de acompanhamento.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
BANCAS DE DEFESA E QUALIFICAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
Número de bancas de defesa* |
23,3 |
23 |
18 |
14 |
12 |
16,8 |
Número de bancas de qualificação |
11 |
8 |
12 |
9 |
7 |
9,0 |
Número de participantes externos |
53,8 |
73 |
66 |
55 |
37 |
57,8 |
Participantes/banca |
1,6 |
2,4 |
2,2 |
2,4 |
1,9 |
2,2 |
COMITÊS DE ACOMPANHAMENTO |
|
|
|
|
|
|
Número de reuniões |
69 |
66 |
65 |
60 |
50 |
60,3 |
Número de comitês ativos |
68,1 |
80 |
79 |
77 |
80 |
79,0 |
Número de participantes externos |
73,5 |
77 |
90 |
107 |
88 |
90,5 |
Participantes/banca |
1,1 |
1,0 |
1,1 |
1,4 |
1,1 |
1,1 |
* Incluindo mestrado e doutorado.
Tabela 24 - Indicadores de intercâmbios nacionais por meio de palestras de docentes externos ao PPGE-USP. Uma listagem completa dos palestrantes está no Apêndice “Palestrantes de outras instituições”, anexado ao Sucupira.
Indicadores |
Média 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Média 2017-2020 |
Número total de palestras |
18,8 |
24 |
41 |
54 |
26 |
36,3 |
% de palestrantes externos* |
60,8 |
75 |
52 |
53 |
50 |
55,8 |
* Estão incluídas aqui apenas as palestras ministradas por profissionais externos ao PPGE-USP, mas de instituições brasileiras.
Outras Informações
Saúde mental dos estudantes
Tabela 25 - Número de estudantes do PPGE-USP e de todos 6 programas de Pós-Graduação do IB-USP que solicitaram trancamento por motivos de saúde mental.
N de estudantes |
Agregado 2013-2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
Agregado 2017-2020 (1) |
Mestrado PPGE |
1 |
0 |
0 |
1 |
0 |
1 |
Doutorado PPGE |
1 |
2 |
2 |
3 |
3 |
7 |
Mestrado IB |
5 |
0 |
6 |
7 |
3 |
12 |
Doutorado IB |
3 |
5 |
3 |
7 |
5 |
15 |
1. O agregado do período pode ser maior do que a soma dos anos porque um mesmo estudante pode ter solicitado trancamento em mais de um ano