Há quize anos o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da USP celebra o início do ano letivo com uma aula magna, atividades de autoavaliação e confraternização.
Confira abaixo programação de 2025. Todas as ativdiades serão presenciais, no Instituto de Biociências do IB-USP.
O programa de pós-graduação em ecologia está comprometido em propiciar acesso a todos, todas e todes de forma democrática e segura. Já oferecemos alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade, e buscamos ampliá-los continuamente. .
Existe algo faltando, alguma ausência de recurso ou adaptação que torna atividades do curso não acessíveís para você no momento? Temos um canal para comunicar suas demandas de acessibilidade, como adaptações necessárias para que possam ter uma experiência justa e inclusiva, não só no exame de ingresso, mas também durante seu percurso acadêmico na pós-graduação. Este canal de comunicação não serve somente para te informar sobre o que já existe, mas também para receber suas demandas por novas práticas e recursos e, a partir delas, construir um curso cada vez mais acessível.
Entre em contato
Suas questões, sugestões e demandas são muito importantes para nós. Você pode enviá-las para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para saber mais
Você também pode conhecer mais sobre as políticas afirmativas do Programa na seção Nossas ações afirmativas
REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AÇÕES AFIRMATIVAS – COPAF
I) Atribuições da comissão
Dar suporte à implementação pela Comissão Coordenadora do Programa – CCP de ações afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia -PPGE-USP e zelar para que estas ações sejam efetivas assegurando permanência e pertencimento, utilizando-se dos seguintes procedimentos:
a) estudar, planejar, propor e/ou implementar ações afirmativas;
b) acompanhar e avaliar as ações afirmativas, a fim de propor aperfeiçoamentos e garantir que estas atendam às pessoas de direito;
c) acompanhar e oferecer suporte a ingressantes por meio de ações afirmativas, de maneira que tenham as condições e o apoio para se desenvolver e se expressar plenamente;
d) promover ações para fomentar uma cultura inclusiva no programa.
II) Composição
A COPAF será composta por oito membros titulares permanentes (e seus respectivos suplentes), sendo dois de cada uma das seguintes categorias: Docentes, Discentes, Funcionários e Coletivos, e poderá convidar pessoas, instituições ou coletivos para assessorá-la.
Procedência dos membros
docentes e discentes - pelo menos um dos membros titulares e um dos membros suplentes de cada categoria devem ser formalmente associados ao PPGE. Os outros membros titulares e suplentes podem pertencer a outros programas de pós-graduação do IB. Caso ocorra a perda do vínculo respectivo o desligamento da comissão é automático.
funcionários(as) – todos os membros titulares e suplentes devem ser funcionários da USP.
coletivos – todos os membros titulares e suplentes devem ser de coletivos do IB.
III) Definição e mandatos dos membros
As categorias de docentes e funcionários terão mandato de dois anos e as categorias discentes e coletivos de um ano.
Não há limitação de reconduções de mandatos de um mesmo membro.
As categorias têm autonomia para escolher e indicar os membros da CoPAF formalmente para a CoPAF/ CCP.
Apenas para a categoria dos coletivos, a indicação se dará em duas fases.
Primeira fase:
a) Chamada da CoPAF/ CCP de coletivos do IB que estejam interessados em formar parte da CoPAF.
b) Apresentação dos coletivos interessados (carta formal que descreve a atuação do coletivo, justificando a motivação para participar da COPAF).
c) Avaliação e seleção pela CoPAF/ CCP – a partir das cartas recebidas – de quais coletivos ocuparão as quatro vagas (2 titulares e 2 suplentes).
Segunda fase:
os coletivos aprovados pela CoPAF/ CCP para compor a COPAF indicam seus representantes.
O programa de pós-graduação em ecologia está comprometido em propiciar acesso a todos, todas e todes de forma democrática e segura. Já oferecemos alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade, e buscamos ampliá-los continuamente. .
Existe algo faltando, alguma ausência de recurso ou adaptação que torna atividades do curso não acessíveís para você no momento? Temos um canal para comunicar suas demandas de acessibilidade, como adaptações necessárias para que possam ter uma experiência justa e inclusiva, não só no exame de ingresso, mas também durante seu percurso acadêmico na pós-graduação. Este canal de comunicação não serve somente para te informar sobre o que já existe, mas também para receber suas demandas por novas práticas e recursos e, a partir delas ,construir um curso cada vez mais acessível.
Suas questões, sugestões e demandas são muito importantes para nós. Você pode enviá-las para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Você também pode conhecer mais sobre as políticas afirmativas do Programa na seção Nossas ações afirmativas.
Todos os anos a PPGE reserva uma semana de atividades para acolhimento de novos ingressantes. Estas atividades envolvem palestras, divulgação de atividades e estimula o encontro entre os participantes do programa em espaços informais. Além disso, há o evento de premiação de melhor dissertação e tese defendida no ano anterior. Para o ingressante é uma ótima oportunidade para conhecer colega e entender melhor o PPGE, para os quem já frequenta a PPGE é um ótimo momento para trocar idéias com antigos e novos colegas. No link a seguir é possível visualizar a programação:
Semana Inaugural PPGE 2024
Categoria de notícias
Notícias