As reservas legais são partes das propriedades rurais que devem ter sua vegetação nativa preservada. Jean Paul Metzger, orientador do PPGE, explicou em entrevista à Rádio USP como os benefícios dessas reservas para o Brasil chegam a seis trilhões de reais por ano. 

Este é um dos resultados de um estudo liderado pelo Dr Jean Paul, publicado na Perspectives in Ecology and Evolution, e que tem entre os autores Felipe Librán e Paula Prist, egressos do PPGE. Uma matéria no Jornal da USP resume os principais resultados.

oxilab76 burin

Você sabia que há cerca de 10 mil espécies de aves na natureza? Imagine a diversidade de formas, cores e cantos que existem desde um bem-te-vi até uma harpia. São muitas possibilidades, não é? E tudo isso é fruto de um processo bastante intricado: a evolução biológica.

Um aspecto muito interessante da evolução das aves é a dieta. Como processos evolutivos levam ao surgimento de algumas aves que dependem exclusivamente de frutos, néctar e outros vegetais, e de outras que caçam outras aves e pequenos mamíferos? Quais são as vantagens de se comer de tudo neste grupo animal? Como dieta e evolução se afetam mutuamente?

O biólogo Gustavo Burin, pós-doutorando no PPGE-USP, discute o tema neste episódio do Oxigênio. Para ouvir, clique aqui

oxigenio73 vidadelaboratorio

Em meio a bloqueios de verbas para as universidades, recolhimento de bolsas de pós-graduação e questionamentos sobre a pesquisa feita por instituições públicas, é muito importante mostrar como é a produção de ciência no Brasil e quem são as pessoas que fazem o país ocupar a 13ª posição na produção científica do mundo.

Para saber mais sobre diferentes formas de se fazer pesquisa e a rotina dos pesquisadores brasileiros, ouça o episódio Vida de Laboratório. Nele, Gustavo Burín, pós-doutorando no Laboratório de Macroevolução e Macroecologia do Instituto de Biociências da USP, fala sobre o trabalho com modelagem e simulação. Além dele, outros convidados também contam histórias interessantes relacionadas às suas áreas de pesquisa e de seus laboratórios. Clique aqui para ouvir.

 

mathias pires unicamp lattes

O professor Flavio Nunes, da Universidade Federal de Alfenas (MG), conversou com o professor Mathias Mistretta Pires sobre seu trabalho em interações ecológicas e perda de diversidade. Mathias trabalha na Unicamp e é um dos orientadores do Programa de Pós-graduação em Ecologia da USP. Confira aqui o episódio do podcast "Eco-Evolução". 

Imagem: Plataforma Lattes

 

oxilab68 doencas emergentes

Mudanças ambientais e novas interações entre espécies podem fazer com que vírus, bactérias ou outros patógenos comecem a afetar grupos de organismos diferentes, levando ao aparecimento de novas doenças. É o caso da AIDS, da doença causada por vírus Ebola e da doença causada por Zika vírus, que preocupam autoridades de saúde pública ao redor do mundo. A resistência ou tolerância a essas infecções depende de vários fatores: características dos patógenos e das espécies infectadas, o passado das espécies e da interação, além das possibilidades de tratamento.

Para entender melhor o assunto, conversamos com Camila Beraldo sobre seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (USP). Confira o episódio no podcast de jornalismo e divulgação científica Oxigênio.