Desde 2011, o Programa de Pós-graduação em Ecologia utiliza o espaço da Semana Inaugural para reconhecer bons trabalhos produzidos no programa no ano anterior. Os prêmios incluem a categoria de dissertação de mestrado e tese de doutorado, com processos de escolha diferenciados. Para os trabalhos de mestrado, a equipe avaliadora dos trabalhos é formada por especialistas externos convidados pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Já para os trabalhos de doutorado, a escolha é feita pela própria CCP, excluindo-se os membros que tenham qualquer conflito de interesse com as teses sob avaliação. 
Veja abaixo a lista de trabalhos premiados, com os vídeos de apresentação de cada um.

 

Prêmio 2019

karina tisovecEm 2019, a melhor dissertação de mestrado do programa foi a da Karina Tisovec Dufner, que investigou o efeito da cobertura florestal sobre a atitude das pessoas em relação a fragmentos de Mata Atlântica. A Karina foi orientada pela professora Renata Pardini e, em sua apresentação, fala um pouco sobre sua pesquisa, a experiência no mestrado e os desafios da maternidade ao longo do processo. Veja o vídeo de apresentação da Karina na Semana Inaugural. 

Imagem: Currículo Lattes

 

 

erika marques fbA escolha de melhor tese foi acirrada e teve duas vencedoras. A primeira delas é a Érika Marques de Santana, que investigou causas e consequências da poliandria, utilizando sapos e grilos como modelos de estudo. A Érika foi orientada pelo professor Glauco Machado e fez período sanduíche na University of New South Wales, com o professor Michael Kasumovic. Confira o vídeo de apresentação da Érika na Semana Inaugural.

Imagem: Arquivo pessoal

 


patricia ruggiero lattes

Quem também ganhou como autora de melhor tese foi a Patrícia Ruggiero, que estudou como políticas de conservação e ciclos eleitorais impactam áreas protegidas e a cobertura florestal na Mata Atlântica. A Patricia foi orientada pelo professor Jean Paul Metzger e  fez período sanduíche na Duke University, com o professor Alex Pfaff. Clique aqui para assistir à apresentação da Patrícia na Semana Inaugural.

Imagem: Currículo Lattes

 

Prêmio 2012

carlos gallardo github

Em 2012, a dissertação de mestrado premiada foi a do Carlos Candia Gallardo, que investigou o valor de corredores florestais para a conservação de aves em paisagens fragmentadas. O Carlos foi orientado pelo professor Jean Paul Metzger. Após o mestrado, ele fez doutorado no PPGE-USP, investigando a dinâmica de populações e comunidades de borboletas e aves, sob orientação de Paulo Inácio Prado. Confira o vídeo de apresentação do trabalho do Carlos, a partir do mínuto 13:50. 

Imagem: GitHub

 

 

milton ribeiro inpe

O prêmio de melhor tese de doutorado do ano ficou com o Milton Cezar Ribeiro, que estudou modelos de simulação aplicados à conservação de paisagens fragmentadas. O Milton também orientado pelo professor Jean Paul Metzger e hoje é professor do Departamento de Ecologia na Unesp Rio Claro. Veja o vídeo sobre o trabalho dele a partir do minuto 37:38.

Imagem: INPE

 

Prêmio 2011

camila mandai lattesEm 2011, a dissertação de mestrado premiada foi a da Camila Mandai, que estudou como modelos de distribuição de abundância de espécies poderiam ser aplicados na hora de avaliar o efeito da fragmentação sobre comunidades de aves da Mata Atlântica. A Camila foi orientada pelo professor Paulo Inácio Prado, que também a orientou durante o doutorado no PPGE-USP. Veja o vídeo de apresentação do trabalho da Camila na premiação.


Imagem: Currículo Lattes

 

 

marco granzinolli avesrapinabrasil

O prêmio de melhor tese de doutorado foi para Marco Granzinolli, que fez um levantamento de área de vida, uso e seleção de hábitat de Falconiformes na região central do Estado de São Paulo. O trabalho foi orientado pelo professor José Carlos Motta Junior. Após o doutorado, o Marco atuou como diretor técnico de projetos da Probiota Consultoria Ambiental. Veja o vídeo de sua apresentação na Aula Inaugural do PPGE.


Imagem: Aves de Rapina Brasil