(Aprovado pela CCP em 12/11/2020)

O Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGE) da Universidade de São Paulo está abrindo um edital para auxiliar a realização de atividades didáticas em prol dos alunos do programa. O montante total de recursos disponíveis é de R$ 14.441,00. Pode-se solicitar auxílio a atividades realizadas ou a realizar entre agosto de 2020 a agosto de 2021, incluindo possibilidade de reembolso de atividades já realizadas.
Caso a verba disponível não seja suficiente para contemplar todas as solicitações, será estabelecida a seguinte ordem de prioridade, para atendimento total ou parcial dos pedidos:
1°) Disciplinas regulares do programa, aquelas que estão programadas para oferecimento anual ou de dois em dois anos;
2°) Disciplinas eventuais ou tópicos avançados, estruturadas para suprir demandas eventuais e/ou tópicos avançados não contemplados pelas disciplinas regulares;
3°) Minicursos, ciclos de seminários, workshops e atividades correlatas de extensão;
4°) Visitas de pesquisadores a laboratórios, desde que incluam pelo menos uma palestra aberta ao público e horários individuais de conversa com todos os estudantes interessados.
Dentre as propostas referentes a disciplinas, minicursos, workshops e palestras, será estabelecida a seguinte ordem de prioridade:
1°) Viabilização de disciplinas regularmente oferecidas pelo programa;
2°) Temáticas consideradas de alta relevância pelos estudantes, conforme avaliação circunstanciada coordenada pela representação discente;
3°) Temáticas de escopo amplo, ou seja, que possam atender alunos de todas as três linhas de pesquisa do PPGE (“Ecologia Aplicada”, “Ecologia de Populações, Comunidades e Ecossistemas” e “Ecologia Evolutiva e Comportamental”);
4°) Atividades que envolvam a participação de docentes colaboradores, sejam brasileiros ou estrangeiros.
Dentre os itens financiáveis, estão:
(1) despesas de transporte, alojamento e diárias para a participação de docentes na disciplina, incluindo docentes do PPGE e convidados;
(2) despesas de transporte, alojamento e diárias para a participação de discentes do PPGE em disciplina fora da sede do PPGE;
(3) serviços de terceiros necessários à realização de disciplina. No caso de disciplinas, os itens acima se referem àquelas oferecidas pelo programa e credenciadas no sistema Janus e que se enquadrem nas normas de uso da verba PROEX.
Para pagamento de todos os itens financiáveis, será necessária a apresentação de comprovantes. Antes de submeter o pedido, entre em contato com a secretaria do PPGE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para receber esclarecimentos sobre quais comprovantes de pagamento precisam ser encaminhados.
As solicitações devem ser enviadas por um(a) docente responsável pela disciplina, com cópia a toda a equipe de docentes responsáveis, para o email do PPGE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até dia 29 de janeiro de 2021. Todos os pedidos serão apreciados na reunião ordinária da CCP de 04 de fevereiro de 2021.